Curiosidades: Melhores do Grand Prix - Parte 2

Dando continuidade ao nosso Top 40 das maiores pontuadoras do Grand Prix, veremos mais 10 jogadoras que se destacaram nas fases finais de 2005 a 2014, suas respectivas atuações, e claro, quantos pontos contribuíram para suas respectivas seleções. Tem oposta, central e ponteira. Veja quem são!

Marianne Steinbrecher é um dos destaques da nossa 2ª parte do Top 40. Veja outros!


30º | Nataliya Goncharova Obmochaeva

Posição: Oposta/Ponteira
País: Ucrânia (Rússia)
Clube: Dínamo Moscou (Rússia)
Pontuação: 127 pontos

Nascida em Skole, na Ucrânia, a jovem jogadora conquistou seu sucesso no país vizinho! Jogando pela Seleção da Rússia, a jogadora conquistou o Campeonato Mundial do Japão, em 2010, em cima do Brasil.
A jogadora também participou da campanha russa no Grand Prix de 2014, quando as europeias terminaram na 3ª colocação. Seu recorde de pontuação em uma única edição da Fase Final é 92 pontos, em 2011, quando a Rússia ficou na 4ª colocação após perder o 3º lugar para a Sérvia.
Pelo seu clube, o único grande título foi a Copa da Rússia, em 2013.
A jogadora é a maior pontuadora da atual edição da Liga dos Campeões (163), e a 2ª maior pontuadora do Campeonato Russo (287).

29º | Francesca Piccinini

Posição: Ponteira
País: Itália
Clube: Liu Jo Modena (Itália)
Pontuação: 136 pontos

Com um vasto currículo de títulos, a experiente jogadora nunca foi campeã do Grand Prix, mas foi uma das maiores pontuadoras da velha bota nesses últimos 9 anos por nós analisados. Merece também ser destacada também numa escassa lista de jogadoras que foram campeãs tanto da Copa do Mundo (Japão, 2007), quanto do Campeonato Mundial (Alemanha, 2002).
Com 36 anos, ponteira ainda participou do Mundial da Itália, em 2014.
Nos clubes, a experiente jogadora já conquistou, dentre vários títulos, o da Copa da Itália, em cima do Scavollini Pesaro de Marianne Steinbrecher e Sheilla, numa partida sensacional, na qual foi a 2ª maior pontuadora.
Seu atual clube é o Liu Jo Modena, vice-líder da Liga Italiana.

28º | Megumi Kurihara

Posição: Ponteira
País: Japão
Clube: Aposentada
Pontuação: 141 pontos

Uma das mais altas jogadoras do país (1,87), a ex-ponteira da Seleção Japonesa foi a 4ª maior pontuadora nipônica no nosso Top 40, graças a edição de 2008 da competição, quando foi a maior pontuadora da Fase Final!
A jogadora esteve presente também no Campeonato Mundial de 2010, quando o Japão ficou na 3ª colocação, após uma disputada semifinal contra o Brasil, quando esteve vencendo por 2 sets a 0, e deixou as brasileiras virarem.
A jogadora já atuou por diversos clubes, dentre eles o NEC, o Otsu e o Pioneer Red Wings do Japão, e o Dínamo Kazan, da Rússia.
A jogadora já foi eleita MVP de competições por 6 vezes, dentre elas se destacam o da Liga Japonesa, em 2006, e o da Princess Cup, em 2008.

25º | Chunlei Zeng

Posição: Oposta
País: China
Clube: Beijing (China)
Pontuação: 150 pontos

Titular da Seleção Chinesa, a oposta Chunlei Zeng já é bastante experiente apesar da pouca idade (25 anos), e já tem em seu currículo 1 Campeonato Mundial (Itália, 2014), no qual foi vice-campeã após perder para os Estados Unidos na final, e 1 Olimpíada (Londres, 2012), na qual foi 7ª colocada após ser eliminada pelo Japão nas quartas de final!
A jogadora atua pelo Beijing (China), mas sua única medalha internacional pelo clube foi no Guandong Evergrande, em 2013, quando foi bronze no Mundial de Clubes após vencer o Volero Zürique na decisão. A jogadora era companheira de equipe de Megan Hodge e Ruoqi Hui, que também estão marcando presença no nosso Top 40.

25º | Nancy Carrillo

Posição: Central/Oposta
País: Cuba
Clube: Omichka OMSK Region (Rússia)
Pontuação: 150 pontos

Jogando pela Seleção Cubana adulta de 2002 a 2009, a central conquistou dentre vários títulos, o dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, quando Cuba venceu o Brasil por 3 sets a 2 numa partida sensacional.
Participou das Olimpíadas de Atenas, quando foi bronze após vencer o Brasil na decisão do 3º lugar, e participou também das Olimpíadas de Pequim, onde terminou na 4ª colocação após a Seleção Cubana perder para as donas da casa, as chinesas, por 3 sets 1 na decisão do 3º lugar.
Dentre os 15 prêmios individuais, destaca-se o de MVP dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, além de outros de menor importância como MVP do Montreux Volley Masters 2007, e melhor bloqueio do Grand Prix 2005.

25º | Miyuki Takahashi

Posição: Ponteira
País: Japão
Clube: Aposentada
Pontuação: 150 pontos

Com apenas 1,70 de altura, a ponteira Takahashi integrou a Seleção Japonesa entre 2001 e 2008, e inclusive foi capitã do país no Mundial de 2002, na Alemanha, quando o Japão ficou na modesta 14ª colocação.
A jogadora também esteve presente na Olimpíada de Atenas, em 2004, quando o Japão ficou na 5ª colocação, e também nas Olimpíadas de Pequim, quando o Japão perdeu para o Brasil por 3 sets a 0 nas quartas de finais, e repetiu seu último resultado: 5ª colocação!
A jogadora atuou pelo NEC, do Japão, e pelo Vicenza, da Itália.

24º | Ingrid Visser

Posição: Central
País: Holanda
Clube: Falecida
Pontuação: 151 pontos

Uma das grandes jogadoras da historia da Seleção Holandesa, a central Ingrid Visser tem uma história recheada de títulos tanto na Seleção, quanto nos clubes, já que atuou por 7 clubes, de 6 países diferentes!
Pela Seleção, seu grande título foi o Grand Prix de 2007. Também já foi campeã europeia em 1995 e vice-campeã em 2005.
Pelos clubes, a jogadora já conquistou 2 dos 3 títulos mais importantes da Europa: A Champions League com o Spar Marichal Tenerif, da Espanha, e a Challenge Cup, com o Vicenza, da Itália.
Já teve uma passagem pelo Brasil, quando jogou no Minas por 2 anos.
A jogadora e seu namorado foram assassinados  em 2013, na Espanha.

23º | Gözde Sonsirma

Posição: Ponteira
País: Turquia
Clube: Vakifbank Istambul (Turquia)
Pontuação: 156 pontos

Se trata de uma jogadora que tem mais destaque pelo clube do que pela seleção, afinal a Seleção Turca é emergente no cenário internacional, e o Vakifbank Istambul é considerado um dos melhores times do Mundo há muito tempo. Jogando pelo clube, a jogadora já conquistou a Liga Turca, a Copa Turca, a Supercopa Turca, a Champions League, e o Mundial de Clubes em 2013, quando venceu o Rio de Janeiro na final! A jogadora também integrou aquele super time que ficou 73 jogos sem perder, quando a sequência foi quebrada pelo Fenerbahçe de Glass e Fernanda Garay.
Pela Seleção Turca já conquistou 1 bronze no Campeonato Europeu de 2011, e 1 bronze no Grand Prix de 2012, em Ningbo.

22º | Foluke Akinradewo

Posição: Central
País: Canadá (Estados Unidos e Nigéria)
Clube: Rabita Baku (Azerbaijão)
Pontuação: 168 pontos

Considerada por muitos uma das melhores centrais do Mundo, a canadense naturalizada americana e nigeriana, Foluke Akinradewo, é a 3ª maior pontuadora americana das Fases Finais do Grand Prix!
A jogadora do Rabita Baku conquistou o torneio por 3 vezes (2010, 2011 e 2012), além do Campeonato Mundial em 2014, na Itália. Os vices também são muitos, mas os mais importantes são o da Olimpíada de Londres, quando os EUA perdeu a final para o Brasil, e também da Copa do Mundo (2011), quando os EUA ficaram em 2º lugar após perder para a Alemanha.

21º | Marianne Steinbrecher

Posição: Oposta/Ponteira
País: Brasil (Alemanha)
Clube: Molico/Osasco (Brasil)
Pontuação: 170 pontos

Uma das melhores jogadoras da história da Seleção Brasileira, Marianne Steinbrecher foi uma das principais responsáveis pelo 1º título olímpico do Brasil, em Pequim (2008). A jogadora também já conquistou 4 Grand Prix (2004, 2006, 2008 e 2009) e 1 Jogos Pan-Americano (2011).
Pelos clubes que já atuou, foi campeã da Superliga do Brasil por 4 vezes com o Osasco, bi-campeã do Top Volley Internacional também com a camisa de Osasco, e já foi campeã italiana como o Scavollini Pesaro.
A ponteira já atuou pelo Osasco, Praia Clube, Fenerbahçe-TUR, Rio de Janeiro, São Caetano, Scavollini Pesaro e Londrina.


E aí, sua jogadora favorita já apareceu na lista? Em breve, a 3ª parte do nosso Top 40.

Pra quem não viu a 1ª parte da nossa lista, siga o link: Curiosidades: Melhores do Grand Prix - Parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário nesse post.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...